Missões

Moçambique

A Missão em Moçambique tornou-se realidade em Novembro de 2001.

Presentemente nesta Missão estão 4 Irmãs: Adelaide, Maria José, Albertina e Arminda.

A pedido do D. Luís Gonzaga, então Bispo de Lichinga, Província do Niassa, fomos residir para o Bairro da Cerâmica, um Bairro periférico da cidade.

Aí, depois de auscultar quais seriam as maiores necessidades das gentes deste Bairro e depois de reunir as condições necessárias lançamo-nos na construção de uma Escolinha, por sentir que a área da educação, sobretudo das crianças órfãs ou abandonadas, precisava de mais atenção.

A Escolinha começou a funcionar em Abril de 2004 com 25 crianças órfãs com idades compreendidas entre os 2 e os 6 anos de idade. Gradualmente a obra foi crescendo. Neste momento apoia cerca de 150 criança às quais fornecemos diariamente as refeições.

As principais atividades desenvolvidas são:

  • Educação

A colaborar connosco temos 10 funcionários (pessoas do bairro) que nos apoiam nesta atividade educativa. Dá-nos grande alegria o ver que, apesar de muito esforço, conseguimos pagar os seus salários e assim melhorar a qualidade de vida dessas famílias.

Fizemos também grandes esforços para podermos apoiar os jovens na formação de informática, abrindo assim um espaço na nossa Escolinha. Começou no mês de Dezembro de 2013 e até ao presente já concluíram o seu curso, 160 jovens ou adultos.

Esta formação, neste momento está a ser ministrada por 2 monitores que fizeram a formação connosco e que depois de convidados aceitaram de imediato a colaborar connosco. Desta forma, as irmãs ficamos mais disponíveis para a Pastoral e outras solicitações sociais.

  • Pastoral

A Pastoral ocupa-nos grande parte do nosso tempo.

Somos membros do Conselho Paroquial e da Equipa Missionária. Comissão da Catequese, Comissão da Liturgia e Comissão da Economia da Paróquia. Movimento da Legião de Maria e da Santa Infância e Adolescência Missionária. Para além de tudo isto, somos constantemente solicitadas para orientar retiros de Crianças e Jovens e fazer formação aos Animadores das Comunidades.

  • Promoção social

É nesta área que nós sentimos mais a nossa pequenez e impotente capacidade de resposta. São tantas e tão diversificadas as necessidades e os campos de ação…

  • Abrimos uma sala de estudo para acompanhamento e aprendizagem da língua portuguesa.
  • Uma sala de costura e bordados para jovens e mamãs.
  • Partilhamos o nosso quintal com um grupo de jovens vocacionadas