Apresentação Geral
A SocialisRep – Solidariedade Reparadora, é uma Associação de Ação Social, que nasceu a 14 de Julho de 2011 e que tem como objetivo geral a prestação de serviços de apoio de natureza moral e material a pessoas e grupos que dele careçam sobretudo em terras de missão.
A possibilidade de construirmos um mundo onde cada pessoa possa viver com dignidade é uma meta que depende da colaboração de todos. Num tempo em que o mundo é visto como uma aldeia global e a interdependência mundial é uma realidade assumida, somos chamados a intensificar a dinâmica de solidariedade entre os povos. Neste sentido, a nossa Associação procura ser um apoio para a Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima que se encontram a trabalhar em Moçambique, Angola e Timor.
Procuramos, através das atividades que realizamos ajudar, sobretudo monetariamente, a concretização de projetos que ajudem as Irmãs que estão em Missão, a prestar um serviço com mais qualidade àqueles que procuram servir, sobretudo as crianças que lhes estão confiadas nos jardins-de-infância.
O plano de atividades que procuraremos desenvolver no próximo ano de 2012 é traçado procurando dar resposta ao fim para o qual fomos criados, isto é, procurando o bem-estar de todos através da solidariedade e ajuda.
Os objetivos específicos deste plano de atividades são os seguintes:
1 - Promover uma cultura de responsabilidade individual e social.
2 - Oferecer a todos os que connosco colaboram, sobretudo as crianças e os jovens, uma base comum de conhecimentos, atitudes e competências através de uma adequada educação para os direitos e as responsabilidades numa perspetiva de Educação para e na Cidadania.
3 – Sensibilizar as pessoas e as comunidades paroquiais para a solidariedade entre os povos e as culturas.
O nosso trabalho situa-se essencialmente em dois campos:
1. Apoio ao desenvolvimento em países de Missão
Divulgar a Associação dando a conhecer aos jovens e adultos a possibilidade que existe de irem dar algum do seu tempo na Missão que as Irmãs Reparadoras de Fátima têm em Benguela – Angola, sobretudo na área de enfermagem e da Educação, de um modo particular, Educadoras de Infância.
2. Promoção da solidariedade em Portugal
De entre os sócios, temos várias pessoas que se disponibilizam, em todo o país, por darem a conhecer a Associação nas suas terras, paróquias…, estabelecendo os primeiros contatos para que depois as pessoas responsáveis por este trabalho percorram o país fazendo atividades em muitas escolas, desde o pré-escolar ao secundário, bem como nas catequeses, para despertar o sentido da solidariedade para com os mais pobres, despertando assim o entusiasmo em cooperar com os nossos projetos.
Projetos
É nosso objetivo alargar o número de sócios da Associação, quer os Sócios Efetivos Beneméritos (aqueles sócios que mensalmente nos dão 20€, o que permite a uma criança frequentar um dos Jardins de Infância de Moçambique ou Angola que as Irmãs Reparadoras têm a seu cargo), quer os Sócios Efetivos (aqueles sócios que pagam uma quota anual de 20€).
No decorrer dos próximos anos tentaremos ser uma mais valia para as Irmãs Reparadoras de Fátima em cada uma das suas três Missões Ad Gentes.
Passamos a realçar aquilo que nos propomos fazer, para cada uma das Missões:
Moçambique
* Ajudaremos a Escolinha os três Pastorinhos, enviando um donativo em dinheiro que ajudará na alimentação das crianças que frequentam a Escolinha.
* Iremos trabalhar no sentido do envio de um contentor para a Missão.
* Custearemos algumas faturas de bens alimentares provenientes da Missão.
* Participaremos monetáriamente na aquisição de uma nova viatura para a Missão.
Angola
* Ajudaremos o Centro Infantil Pastorinhos, enviando um donativo em dinheiro que ajudará na alimentação das crianças que frequentam a Escolinha.
* Enviaremos para a Escolinha um contentor com grande variedade de géneros alimentícios e outros materiais.
* Custearemos algumas faturas de bens alimentares provenientes da Missão.
* Iremos custear a viagem de Irmãs que estão em Missão.
Timor
* Financiaremos um estudo prévio dos projetos de Arquitetura para o Centro Social Padre Manuel Nunes Formigão.
* Iremos custear a viagem de Irmãs que partem em Missão.