Noticias

2014-01-01 - Angola - Abertura do Ano Letivo"

ABERTURA DO ANO LETIVO

Aos 05 de Fevereiro de 2014 abrimos pelo 3º ano consecutivo o C.I.P. (Centro Infantil “os Pastorinhos”). Entre choros e sorrisos, colos e abraços a pequenada lá foi chegando. Muitos vinham aos pares porque as famílias são numerosas e pedem vaga para um, dois ou três filhos. Assim, os manos mais velhos até já parecem grandes!

No bairro em que estamos inseridas, a procura do nosso Centro Infantil, é muito insistente. Em Novembro, iniciámos as matrículas e logo no mesmo mês esgotaram as vagas. Estamos com 147 crianças matriculadas, repartidas pela sala dos 2 anos (os coelhinhos); 3 anos (as joaninhas); 4 anos (os patinhos) e 5 anos (os passarinhos). A grande preocupação dos pais é a continuidade no ensino. Após a experiência que as crianças aqui fazem, reagem muito mal à inserção noutras escolas. Este ano, tivemos que intervir junto de escolas primárias para encontrar vaga para os nossos finalistas que iniciaram a 1ª classe. As escolas são poucas e em condições muito precárias: debaixo de uma sombra, as crianças levam o seu próprio banco e a professora o quadro de giz. A caligrafia e a aprendizagem não pode ser um sucesso. Ao conviver com esta realidade, decidimos abrir uma sala de A.T.L. para crianças que frequentem da 1ª à 7ª classe. As lacunas do ensino são tão grandes e tão visíveis como a situação real da Edna que com 9 anos, frequenta a 2ª classe mas não sabe o abecedário nem escreve o seu nome de apenas 4 letrinhas.  

O nosso Centro Infantil, tem como padroeiros “os Pastorinhos”, por isso a 20 de Fevereiro, dia da nossa escola - cantamos os parabéns pelos 3 anos de vida sob a proteção dos pastorinhos e as crianças tiveram momentos especiais na capela. Também já festejamos o carnaval e agora preparamos a surpresa para o dia do Pai. Este é um momento importante que contribui para a consciencialização da responsabilidade familiar e como tal os papás são convidados a vir à escola e receber do próprio filho um sorriso, um abraço e uma prenda.